segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NÓS E OS OUTROS

Desceram as escadas que dava para um Pub escuro e sombrio, onde uma cantora parecidíssima a Sarah Voughan sussurrava "My Funny Valentine" com uma voz rouca e delirante. acompanhada por um pianista triste e acabrunhado e um trompetista magrelo, vestido como os beatniks que a Tv tenta empurra guela a baixo dos outros: Boina , óculos escuros, barba " a la" Van Dick. Não perdeu tempo imaginando como o longo piano de calda havia entrado naquela sala. Preferia observar o efeito bonito do único ponto de luz sobre a banda em contraste a sala escura e esfumaçada. Logo seu guia o chamou. Percebeu que o barman, um homenzarrão careca e simpático lhe indicava uma porta, quando o guia volto e puxou-lhe pelo casaco. Antes de abrir porta, o guia disse, "Cuidado com a luz".

Achou que fosse ficar cego com o flash. Logo que sua visão voltou espantou-se ao ver que já não estavam mas no Pub.

- Como chegamos aqui? Falou, quase que em transe, admiradando o um vasto campo de trigo.
- Ora! É por sermos quem somos que vamos de um lugar a outro num piscar de olhos! Mesmo com as tentativas dos outros de nos destruir!
- Os outros? Quem são os outros!
- Existimos nós e existem os outros! Tanto que os Outros nos taxaram e "Estranhos" que adotamos esse termos para nós. Por sermos únicos, por sermos diferentes, por estar-mos alheios a toda mesquinhes humana que somos Estranho. Mas os outros estam nos cercando. Eles querem destruir nossas almas, esmorecer nossas forças. quebrar nosso coração. Levar para o lado deles.
"Os outros munem-se com ideias ultrapassadas e preconceito, sobe a justificativa de por ordem a vida. Muitos de nós acabam sucumbindo as investidas dos outros. Talvez por medo da dor e da solidão. Os outros tiram a cor desse campo de trigo e fazem aquele riozinho de diamantes, la ao final do morro, parar de cintilar. Estamos aqui hoje para que nunca deixemos de ser quem somos."
____________________________________________________________________


E então leitor? De que lado você está? Do nosso ou dos Outros?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

XEPU EM CADEIA NACIONAL

Tenho certeza que vocês não viram, afinal, domingo é dia de sair para namorar, de bebericar, enfim, de fazer qualquer coisa, menos assistir o Domingão do Faustão. Como não posso fazer nada disso fui passar o tempo com o "Ô Loco, meu"! Na verdade, não tenho nada contra o Domingão, minha cisma sempre foi contra o antigo concorrente.

Mas vamos aos fatos: no último dia 8/9, o programa dominical da Globo recebeu a banda internacional INFORMATION SOCIETY. Maior vergonha. Para os desinformados e desmemoriados, essa foi uma das mais importantes bandas dos anos 80, e do pós-punk. Uma das primeiras a usar bateria eletrônica. Uma febre. As rádios da época tocavam a toda hora clássicos como "Repitition" e "Wat's on your mind". A coisinha que apareceu no programa não era nem sombra da banda que eu ouvia na minha infância.

Logo ao entrar no palco o apresentador Fausto Silva "passou batido" e "ficou no ar" como dizemos aqui na Bahia, ou seja, tentou cumprimentar o vocalista Kurt Haland, mas este passou direto sem retribuir ao aperto de mão. Lastimável. Para sua sorte os outros integrantes eram mais amistosos.

Então começou o show dos horrores. a banda começou a tocar e Kurt Haland com aquela animação de velório. Sabem quando éramos mais novinhos e nossa mãe nos obrigava a ir para a igreja quando na verdade queríamos ir para o clube? Kurt estava com este mesmo entusiasmo. Pior. Desafinado até a alma. Fechando a noite com chave de ouro, Fasto que já tinha tomado uma queimada da pirralha enjoada Mallu Magalhães, ainda trava o segundo diálogo:

Faustão: Kurt, queria falar com você o seguinte…

Kurt: Sim.

Faustão: Porra, meu! Que susto! Vocês saíram nessa excursão por diversão. Só que vocês renovaram o público. Para ter uma ideia, cada geração era contada, pelos psiquiátras, psicólogos, de 17 em 17 anos. Reduziu-se para 11 anos. Tem uma corrente norte-americana que acha que a contagem de cada geração deve ser agora de seis em seis anos. Conclusão: vocês vão ter que começar a trabalhar, pra valer.

Kurt: Me disseram especificamente que hoje á noite eu não teria nem que pensar, falar, respirar ou usar de alguma capacidade razoável. Não é verdade?

Faustão (sem graça): Olha aí, meu...

Uma queimada em cadeia nacional, ou como diríamos, nós baianos, um xépu! É, Fausto tá na hora de selecionar melhor quem vai no seu programa! Uma grande demonstração de falta de educação. Enfim, quem depois disso tiver coragem, aqui vai a agenda do grupo no Brasil e que Deus os ajude.

12/08: São Paulo - no Via Funchal - (corre que dá tempo KK!)
13/08: Curitiba (PR) - no Master Hall -
14/08: Ribeirão Preto (SP) - no Tawan Centro de Eventos



sábado, 1 de agosto de 2009

IGUAL A SÃO TOMÉ!

Depois da belíssima minissérie "Capitu" exibido pela Rede Globo, a banda norte americana BEIRUT, que fazia parte se sua trilha sonora, caiu no gosto do público underground brasileiro. Pois bem, pasmem: O grupo, liderado pelo jovem multi-instrumentista do Novo México, Zack Condon, que também está a frente dos vocais se apresentará em Salvador no mês de Setembro no projeto Panorama Percussivo Mundial, PERC PAN.

Meu espanto está no fato de que, é uma raridade um grupo de expressão mundial como esse vir a capital baiana. Como eu sou Igual a São Tomé, vamos esperar e ver se essa apresentação (que ainda não tem data definida) vai mesmo acontecer. Pelo menos, o PERC PAN acontecerá nos dias 4 e 5 de Setembro. Se nenhum integrante for contaminado pela gripe suína e cancelar a apresentação, vamos limpar nossas contas, por que vai ser caro!

Ao contrário do que é dito no caderno 2 no jornal A TARDE do dia 01 de Agosto, Beirut não é um grupo de música cigana. Trata-se de um apuradíssimo projeto de Condon, inspirado na tradicional música Folk dos Balcãs, no leste europeu. Mas não se restringe a isso. A banda alcança um grande destaque no cenário Indie mundial. Inclusive Zack Condon é um fã confesso da música brasileira, gravando inclusive "Aquarela do Brasil".

Como não podia deixar de ser, Beirut também se apresentará no Rio de Janeiro e em São Paulo (KK poderá ir, tá vendo?) e vocês tem uma prévia do que vai ter no show aqui no IDEIORAMA no clipe de "Elephant Gun". Abraços e Beijos!