segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EASY RIDER - 40 ANOS NA ESTRADA SEM FIM

Opa! tudo bem? Passei um tempinho longe, mas agora retorno com informações irrelevantes. Sabem vocês que em 2009 o Festival de Cultura e Artes de Woodstock completou 40 anos. Festival este, que nem ocorreu na cidade de Woodstock, devido a visão negativa que a população da cidade tinha dos loucos frequentadores. Chego a ter a certeza de que eu estive lá, no meio da "hippalhada" em minha última encarnação.
Pois bem. Naquele mesmo ano, o cinema recebeu de presente que hoje, muitos negligenciam bobamente. Me refiro a Easy Rider - Sem Destino, filme dirigido por Peter Fonda, tendo no elenco ele próprio, Dennis Hopper e Jack Nicholson que, inclusive ganhou o seu primeiro Oscar, pela brilhante atuação neste filme sendo considerado o melhor ator coadjuvante daquele ano.
Não conhecidente, Easy Rider trata do modo de vida errante, nomade e indomável das estradas Norte-americanas, retratado pela dupla de motoqueiros (Fonda/ Hopper) e faz uma documentação artísticamente livre da ascenção e queda do movimento hippie, sua alegrias, anceios e melancolia, movimento este que eclodiu nos anos 60 mas que causou profundas transformações na vida, na arte e nos costumes da sociedade. Mesmo com seu final dramático e doloroso, Easy Rider é um marco que merece ser degustado lentamente e repetidas vezes.
Embora eu saiba que a maioria dos leitores desse blog já saibam dessa informação, mas não posso deixar de comentar: A música que acompanha o filme se chama "Born to Be Wild" da banda canadense Steppenwolf. Outro fato também muito divulgado internet a fora é que durante as gravações, Jack Nicholson teria fumado cerca de 600 baseados. hehehe
ok, é isso então, sou embora do mesmo jeito que cheguei: repentinamente. Abraços a todo mundo que for da sua família.



3 comentários:

Erick Cerqueira disse...

Cara, com essa música como trilha sonora, eu assito até comédia romântica com SAndra Bullock e Adam Sandler. Bonr bo be Wild é, para mim, o maior clássico do Rock´n roll. A Steppenwolf deu a sua contribuição para a humanidade. Irei assistir o filme, valeu pela dica. Abraços

Anônimo disse...

Foi Mal. digitei errado o nome da música... BORN to Be Wild

Ivan disse...

Esquenta não Erick hehehe erro é o que mais tem aqui!