quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AI QUE SAUDADE DA MINHA INFÂNCIA QUERIDA...

Quem foi uma criança do subúrbio baiano nos anos 80 lembra de quão tosco foi aquele momento de nossas vidas. Havíamos acabado de sobreviver a "Turma do Balão Mágico" e já recebíamos "Xou da Xuxa" na caixa dos peitos. Uma época mágica quando "Caverna do Dragão" era uma coisa nova. E como era bom não ter responsabilidades! Nossos maiores compromissos eram brincar, comer doces e se muito passar de ano na escolinha. Mas já repararam que muitos de nossos comportamentos não tinham o menor sentido? Analisaremos alguns deles. Dois ou três:

1. Se eu pedir você me dá?

Que nunca cantou essa musiquinha batendo palmas junto com um amiguinho heim? mas alguém já reparou que ela é um grande duplo sentido? Tipo. "Se eu pedir você me dá? Dou, dou. dou, um pouquinho de amor(...)". Claro que não é de um pouquinho de amor que estamos falando. É como aquela outra: "Pique, pique, picolé, quantos piques você quer?"

2. Brincadeira de Elástico

Essa é para as meninas. As crianças se reuniam com mais três amiguinhas pobres e um elástico que começava nos tornozelos mas que ia subindo progressivamente para aumentar o grau de dificuldade. A criança da vez ficava saltitando sobre as margens do elástico enquanto cantava: "ONO UM, ONO DOIS, ZIGUE-ZAGUE, ZIGUE-ZAGUE E SAI"!
Alguém me explica o que significa a palavra "ONO" e como ela foi se parar nessa música?

3. Comprando Lanche.

Criança do subúrbio soteropolitano sabe que bala é coisa que sai de revolver. O que elas saem para pegar no dia de São Cosme e São Damião se chama "Quemado". E é assim mesmo como está escrito, favor não confundir com "Queimado". Ai a criança vai na quitanda, que pode também ser um bar ou uma bimboca. Normalmente em bairro de baixa renda, a quitanda,o bar ou a venda tinha o nome do dono, sendo assim as crianças iam em Nonô, se Manuel ou Dona Rita. Se não tivesse ninguém no balcão ela grita: "Me despache!!" Então eu pergunto: as crianças daquela época achavam que eram encomenda ou oferendas? É, por que pra despachar, só sendo carta ou macumba...

pois é isso, amigo leitor, fico por aqui. Mas aproveite que eu dei a deixa e relembre sua infância. Bons tempos aqueles.

4 comentários:

Clarissa Gaiarsa disse...

o poema é meu sim. às vezes tenho momentos inspirados... adorava pular elástico, ono um ono dois e pega o zig zag zig zag sai!
hauahauhauah
bjs!!! ando sumida neh?
muito trabalho, pouco dinheiro!

NANDITA CAYMMI disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... me despache foi o melhor... hauahuahauauahuah. bons tempos sim...
só nao brinquei de elástico. achava um porre. rs

geo_GAS disse...

sua credencial (com desconto de 50%) para o maximídia salvador estará no balcão de credenciamento do evento.
:)
vlw!


abração
>>

Rafael Evangelista disse...

No anos 80 eu andava de velotró, vulgo velocípede :) E brincava de bola com a camisa do Vasco. Só sei dessas coisas por fotos (no último dia dos anos oitenta eu ainda estava prestes a fazer 3 anos...).